Ler + jovem

 

ler mais jovem

logo_ler + jovem

Ler para escutar a voz humana é um projeto visa o desenvolvimento de atividades de leitura na escola e na comunidade local, envolvendo o público sénior e ainda a realização de atividades conjuntas da escola (alunos, professores, encarregados de educação) e da comunidade, tal como a recolha de testemunhos do património imaterial.

  1. Objetivos
    1. Melhorar as competências de leitura e literacia nos alunos do ensino secundário com vista a melhorar o sucesso educativo.
    2. Desenvolver competências de comunicação e de expressão.
    3. Promover a partilha da leitura, do conhecimento e da experiência de vida entre diferentes gerações.
  2. Público-alvo: equipas de alunos (turmas de 10.º ano) e público adulto (população ativa, reformados, formadores, associados).
  3. Ações a desenvolver
    1. Oficina de formação de leitores
    2. Dizer palavras escritas: ações de promoção e dinamização da leitura na continuação de algumas iniciativas anteriores de diferentes grupos de alunos da escola, estas sessões poderão ser articuladas com a recolha das tradições orais (património imaterial).
    3. A voz dos meus avóscontar e recontar histórias dos meus avós -  recolha de testemunhos da tradição oral de familiares, vizinhos e amigos e fixação em áudio/vídeo. Os Cursos de Audiovisuais apoiarão tecnicamente os alunos do projeto na fixação das recolhas de património imaterial, bem como na preparação e realização das emissões de TV em circuito interno (ESRBP).
    4. Outras atividades de parceria: visita a exposições temáticas, encontro com escritores, profissionais de comunicação multimédia ou outros especialistas e outras atividades decorrentes da programação da Biblioteca municipal, Universidade Sénior e demais parceiros.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>