Os documentos em suporte papel (as revistas, jornais, livros, enciclopédias, dicionários, “dossiers”) são de livre acesso, isto é, podem ser consultados livremente pelo utilizador.
Todos os livros retirados das estantes deverão ser colocados no carrinho; as revistas deverão ser colocados onde estavam.
1.A requisição dos recursos documentais pode ser feita nos seguintes termos:
- Jornais [diários: Público; semanários: Gazeta das Caldas, Jornal das Caldas, Jornal de Leiria; quinzenários: Jornal de Letras, Artes e Ideias] – para consulta na Biblioteca. É possível disponibilizar para trabalho em sala de aula os jornais mais antigos.
- “Dossiers” temáticos – com recolha de artigos da imprensa seleccionados por colegas professores – para consulta na Biblioteca.
- Livros técnicos, específicos de algumas áreas ou de alguns cursos da escola – é possível a requisição domiciliária;
- Obras de referência: dicionários, atlas, enciclopédias, gramáticas, prontuários, livros de apoio ao estudo – para consulta na Biblioteca ou trabalho em sala de aula;
- Manuais escolares: há um exemplar de todos os manuais adoptados na escola e alguns de outros não adoptados. É possível o empréstimo para sala de aula, mas não a requisição domiciliária dos manuais adoptados.
- DVD: filmes de livros adaptados ao cinema (cópias); gravação de documentários e programas da televisão em canal aberto (originais) – são recursos didácticos cuja listagem está disponível no “site” da escola. Para empréstimo domiciliário ou para trabalho em sala de aula.
- CD áudio, em particular com grande colecção de música clássica – para requisição domiciliária e trabalho em sala de aula.
- Trabalhos de alunos (Provas de Aptidão Profissional; trabalhos de Área de Projecto, etc.) – para consulta na Biblioteca.
- Fundo Local: Selecção de recursos relacionados com a região (livros, brochuras, etc.) – para requisição domiciliária ou trabalho em sala de aula.
- Manuais escolares da Bolsa: consultar o regulamento respetivo.